LOGO-AMORIM-JESSICA

A diferença entre marketing e vendas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email

A diferença entre marketing e vendas

Entender a diferença entre marketing e vendas é essencial para lidar bem com a sua empresa. Mas é crucial ter na cabeça que não é papel do marketing fazer a venda.

As duas áreas são importantes, mas é crucial ter uma equipe comercial qualificada para que o lead qualificado seja convertido e torne-se um consumidor fiel. 

Marketing não vende

É impossível efetuar a venda a partir de um anúncio patrocinado ou uma peça publicitária. A função do marketing é trabalhar com a identidade e ajudar a estruturar a marca.

A partir do funil institucional, o lead qualificado é direcionado à empresa. Em muitos casos, o marketing funciona e a tratativa com o cliente não é eficiente. Logo, investir em marketing e não investir em vendas pode ser dinheiro jogado fora.  

A importância de qualificar a equipe comercial

Conseguir um lead qualificado é importante. Efetuar a venda é o que vai mudar o faturamento da sua empresa. Para isso, é crucial investir na estruturação dos processos comerciais.

O primeiro passo é pensar no atendimento ao cliente. O treinamento efetuado pela Amorim Consultoria passa por todas as bases – desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.

Além disso, a equipe comercial aprenderá a seguir a jornada de vendas de forma coerente. 

Pontos importantes para vendas

Um bom vendedor é aquele que consegue suprir as necessidades do cliente. Muitas vezes ele sequer sabe como o produto ou serviço ofertado pode mudar a sua vida.

Para isso, é essencial que a equipe comercial saiba de todos os pontos positivos e negativos do produto ou serviço. Os pontos positivos precisam ser bem argumentados para suprir as possíveis falhas.

Outro ponto importante é saber mostrar o valor do produto. Nunca comece pelo preço, mostre que o cliente precisa daquilo e, após todos os pontos levantados, a negociação pode continuar.

Saiba identificar um não definitivo de uma possibilidade

A partir do contato com o cliente, é possível identificar o motivo dele não fechar a compra ou contrato. Em alguns casos, o cliente precisa de mais argumentos ou até mesmo de tempo ou uma melhor oferta.

Para isso é essencial ter um sistema de retorno de comunicação – que deve ser específico e não pode ser maçante. 

Vendas pelo WhatsApp

Um dos aplicativos que mais ajudam no contato com o cliente é o WhatsApp. A partir dele é possível ter um contato intimista e claro com o cliente. E-mails são demorados e muitas vezes ignorados. Ligação você perde o contato.

Mas lembre-se, para vender bem pelo WhatsApp é importante trabalhar de forma individual com cada necessidade do cliente. Cada ser humano é único e para ele comprar ele precisa se sentir bem atendido. 

Amorim Consultoria e as vendas

Agora que você sabe a diferença entre marketing e vendas, tá na hora de escolher uma boa empresa para potencializar os seus lucros.

A Amorim Consultoria é uma empresa especialista em vendas!  A sua equipe comercial será treinada para começar a vender mais de forma harmônica e estruturada.

Chega de perder leads. 

Posts Recentes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade